quinta-feira, setembro 30, 2010





Olha aí, gente amiga que me pergunta sempre: minha candidatura a deputado estadual, com o número 15.555, faz dobradinha com diversas companheiras e companheiros candidatos a deputado federal. Aonde eu for com algum, é com ele que faço chapa, na região. Valeu? Meus outros candidatos, amigos de campanha e aos quais darei meu voto em 3 de outubro: Dilma 13, presidente: Sérgio Cabral 15, governador: Jorge Picciani 155, senador: e Lindberg Farias 131, senador.



Hoje, minha arrancada à vitória para deputado estadual continua desde cedo, com um corpo a corpo no Vidigal. Em seguida, à tarde, outro corpo a corpo, desta vez em Ipanema. Às 19h, tomarei posse como presidente da Associação de Ex-Alunos da Universidade Veiga de Almeida. Local: auditório da UVA, na Rua Ibituruna, 106 – Praça da Bandeira Às 20h, de novo a campanha: jantar na Boate 00, na Gávea, com o amigo Rodrigo Betlhem, candidato a deputado federal, também pelo PMDB.



Neste espaço vocês vêem fotos de minhas andanças por Alcântara, onde fiz um excelente contato com os eleitores. Bola pra frente!

publicado por André Lazaroni em 30.9.10 |



quarta-feira, setembro 29, 2010


Vamos lá, gente! A campanha está mais quente do que nunca! Já podemos contar as horas que faltam para as eleições! Minha campanha à reeleição como deputado estadual, número 15.555, pelo PMDB Verde, recebe mais e mais apoio, o que me anima cada vez mais! Hoje, desde cedo é a caminhada com a companheira Solange Almeida, candidata a deputada federal. É em Alcântara!

Durante todo o período da tarde, corpo a corpo com o candidato a deputado federal Cláudio Rocha, no Calçadão de Madureira. Às 18h, pausa para uma solenidade no meu gabinete, na Alerj: entrega de 12 moções de aplauso ao presidente da AMO e Moto Clube. Às 19h, tome campanha! Reunião com famílias na Rocinha. Local: Clube Emoções. Logo em seguida, festa comemorativa da entrega das moções.

Às 20h, jantar com Mizinho, para a apresentação da minha candidatura. Será no Restaurante Conde Gourmet, na Rua Conde de Bonfim, na Tijuca. Às 21h, mais uma reunião para apresentação deste candidato que vos fala, André Lazaroni – deputado estadual – 15.555, em Copacabana. Local: Fontera. Às 23h, fechamento do dia com chave de ouro: festa na Taj Lounge, na Barra da Tijuca.

publicado por André Lazaroni em 29.9.10 |



terça-feira, setembro 28, 2010


Paulo Cássio dos Santos, jovem estudante de turismo, me fez uma pergunta, ontem, sobre a possível importância que dou ao turismo e que possivelmente darei num novo mandato. Paulo Cássio disse que também falava em nome de vários colegas de curso. Respondi ao jovem, com estas mesmas palavras: julgo o turismo uma atividade econômica fundamental, em especial num estado como o Rio de Janeiro. Temos pouco território, mas uma incrível gama de atrações. E acrescentei: ademais, o turismo e o meio ambiente têm tudo a ver.

O estudante me cumprimentou e seguimos cada um para um lado. Ele para a faculdade, eu na continuação do corpo a corpo na rua. Já disse, em numerosos pronunciamentos, que defendo uma política que resulte num turismo sustentável, que concilie os objetivos econômicos com a preservação dos recursos naturais, através da minimização dos impactos ambientais, integração do turista em comunidades locais e promoção das potencialidades regionais, principalmente em áreas de preservação. Ao turismo, tudo! A atividade tem emprego para todas as idades!

publicado por André Lazaroni em 28.9.10 |



segunda-feira, setembro 27, 2010


A campanha eleitoral entra na reta final. No próximo domingo, dia 3 de outubro, teremos eleições gerais. Espero o voto das eleitoras e eleitores, amigas, amigos e simpatizantes das minhas ideias e projetos políticos, para o número 15.555, a deputado estadual. Faço parte de uma chapa eleitoral com algum dos diversos companheiros a deputado federal, mais Dilma Rousseff, para presidente da República, Sérgio Cabral, para governador, Jorge Picciani e Lindberg Farias, para senadores.

Vamos à vitória! Nesta segunda-feira, meus compromissos não param. Cedo, caminhada com Mc Serginho, no bairro do Jacarezinho. Em seguida, reunião com o Dr. Arnaldo e funcionários da CREB, na Rua Voluntários da Pátria, em Botafogo. No meio da tarde, caminhada na Rocinha, com minhas equipes. À noite, ainda na grande comunidade, reunião com esportistas. Por fim, às 21h, um jantar de adesão no Leme. É isso aí, gente! Bola pra frente!

publicado por André Lazaroni em 27.9.10 |



domingo, setembro 26, 2010


Dezenas de pessoas, como os casais Maira-João Cunha Oliveira, Adélia-Paulo Facundo Teles e Francisca-Eduardo Leves Monteiro, o primeiro de Nova Iguaçu e o segundo de Barra Mansa e o terceiro de Ipanema, pedem minha opinião, no corpo a corpo que tenho mantido diariamente, sobre a importância das grandes leis de amplo alcance social. Para surpresa deles, eu os parabenizo sempre!

Disse lhes – e digo – que foi a cidadania que conseguiu a implantação de leis tão importantes como os estatutos da Criança e do Adolescente e do Idoso, o Código de Defesa do Consumidor, mais recentemente a Lei Maria da Penha e, agora, a Lei da Ficha Limpa. .

Com o fim do regime militar e o início do processo de democratização do país, que teve na Constituinte de 1988 e na promulgação da Constituição cidadã os seus pontos altos, o Brasil passou a contar com algumas das leis mais modernas do mundo. É fundamental que elas sejam implantadas em sua plenitude. Que elas sejam leis que pegaram mesmo!

Para os eleitores com os quais tenho dialogado em minhas caminhadas na busca da renovação do meu mandato de deputado estadual, com o número 15.555, tenho dito que precisamos avançar, e muito, na legislação ambiental. Ainda neste semestre, será importante a união de todos para derrotar a emenda do deputado Aldo Rebelo, que quer remendar – para pior – o Código Florestal Brasileiro.

Minhas andanças de hoje. Confira.

Tomo o café da manhã com o companheiro candidato a deputado federal Cláudio Rocha, no Tabajaras. Depois, até a hora do almoço, faço caminhada com minhas equipes pela orla da Zona Sul. Às 16h, solenidade comemorativa do 9º Ano do Templo Umbandista Diacip de Oxalá (Grande Festa), na Rua Boêmia, Qd: 22 Lt: 20 (antiga Rua 6), bairro Capivari, Duque de Caxias.

Às 18h, na Gafieira Elite, na Rua Frei Caneca, haverá uma festa-homenagem para mim e para o candidato a deputado federal Carlos Augusto da Cidade. Às 20h, jantar para 200 pessoas com Maza e Musi de Angelis, para a apresentação da candidatura André Lazaroni – Deputado estadual – 15.555 – PMDB Verde, no Espaço Brasa, em frente ao Shopping Leblon.

E atenção craques e torcedores! Durante todo o dia de hoje tem o Torneio Esportivo André Lazaroni, na Rocinha! Vamos jogar ou... torcer!

publicado por André Lazaroni em 26.9.10 |



sábado, setembro 25, 2010


Neste sábado, 25 de setembro, vamos agitar mais ainda a campanha do 15.555 a deputado estadual. Desde a manhã e até as 16h estou em Duque de Caxias, em corpo a corpo com o candidato a deputado federal Cristiano.

Ponto de Encontro: Praça de Parada Angélica. Em seguida, terei uma reunião com 300 eleitores, para a apresentação da minha candidatura, no Clube Recreativo Caxiense, ainda em Duque de Caxias.

Às 18h, um compromisso imperdível: participar da longa sessão de abraços ao amigo André Fernandes, aniversariante do dia. Será no bairro de São Francisco Xavier, na Rua Ana Néri, 662. Todo mundo lá! Às 21h, serei apresentado a eleitores amigos do Gustavo Tanure, em encontro no Condomínio Vivendas do Bosque, na Barra da Tijuca.

publicado por André Lazaroni em 25.9.10 |



sexta-feira, setembro 24, 2010


Amigos de Itaperuna, Bom Jesus do Itabapoana, Natividade e outras cidades do Noroeste do estado tem me perguntado se há possibilidade da instalação de uma universidade na região. Muitos, como dona Laura, dona Aparecida Maria e o seu Joaquim Florêncio, têm filhos estudando aqui no Rio de Janeiro e em Niterói. Tenho respondido afirmativamente, para a alegria e o contentamento de todos. Indicação legislativa de minha autoria prevê a criação de um campus da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), em Itaperuna.

Como consta da justificativa da iniciativa parlamentar, a instalação da Uenf em Itaperuna visa a atender o grande número de estudantes da Região Noroeste prontos para o curso superior. Serão beneficiados em especial os jovens moradores de Itaperuna, Porciúncula, Bom Jesus do Itabapoana, Natividade, Lage do Muriaé, São José de Ubá, Italva, Miracema, Varre-Sai, Pádua, entre outras cidades. Com esse projeto quero ajudar os estudantes a realizar seus sonhos de entrar para a universidade, uma vez que atualmente são obrigados a viajar por grandes distâncias em busca da educação adequada.

Meus compromissos de campanha - Hoje, sexta-feira, 24 de setembro, começo minha sempre alegre campanha pela vitória do número 15.555 nas urnas, em 3 de outubro, com um corpo a corpo com Mc Serginho e Waguinho, no calçadão de Santa Cruz. À tarde, participarei do Feirão do Imposto, da Associação Comercial do Rio de Janeiro, no Largo da Carioca.

Do final da tarde e até o começo da noite estarei com o companheiro Sérgio Sveiter, candidato a deputado federal, na Praça Saens Peña, na Tijuca. Às 23h, farei um corpo a corpo com diversas equipes na Lapa. Nosso ponto de encontro: Praça João Pessoa, em frente ao Manoel & Joaquim.

publicado por André Lazaroni em 24.9.10 |



quarta-feira, setembro 22, 2010


Pessoas residentes ou que trabalham na Baixada Fluminense, principalmente em Duque de Caxias, me perguntam se há possibilidade de aprovação de uma das minhas indicações legislativas, a que cria o serviço de barcas ligando aquele município à Praça 15. Respondo com uma certeza: se Deus quiser, em 2011 tiraremos a lei do papel e a transformaremos em realidade, para o benefício diário de quase 70 mil pessoas, número que consideramos o total dos primeiros tempos de funcionamento das barcas.

Já fiz numerosos contatos com o governador Sérgio Cabral, com a Secretaria de Transportes do estado e outras autoridades, encarecendo a necessidade urgente da materialização desse projeto. Como tenho dito e reafirmado às pessoas, preciso do voto de todos, em 3 de outubro, para conseguir que a indicação legislativa entre em vigor. Vamos conseguir esse importante benefício para todos. Além do mais, ele tem um aspecto ecológico: vai fazer diminuir o tráfego de veículos, principalmente na Linha Vermelha e na Avenida Brasil,

publicado por André Lazaroni em 22.9.10 |







Alô, equipes do André Lazaroni, deputado estadual, nº 15.555! Um parabéns pra vocês! Ontem (21/9), ouvi muitos elogios ao trabalho e ao entusiasmo de vocês. Eleitoras e eleitores que passam pela orla admiram o trabalho de todos e o agitar permanente das nossas bandeiras! Bola pra frente! A vitória, por goleada de votos, está cada vez mais próxima.

Hoje, segue a campanha com o mesmo empenho e mesma agitação de bandeiras. Na parte da manhã, corpo a corpo a corpo com o candidato a deputado federal Del da Maré, em Bonsucesso. À tarde, mais uma caminhada ao encontro dos eleitores. Desta vez com o candidato a deputado federal Paulo Elias, no calçadão de Campo Grande.

No final da tarde, na comunidade das Casinhas, ainda em Campo Grande, reunião com 300 pessoas para apresentação dos candidatos André.

Lazaroni e Paulo Elias. Às 23h, estarei no jantar oferecido por José Hugo Celidônio ao candidato a deputado federal Claudio Rocha, no Hotel Ouro Verde, na Avenida Atlântica. Vamos que vamos!

publicado por André Lazaroni em 22.9.10 |



terça-feira, setembro 21, 2010


A terça-feira (21/9) começa com emoções para mim. Receberei uma medalha que me será entregue pela diretoria do Moto Clube. Amizade é isso. Depois, ainda antes do almoço, darei uma entrevista ao vivo na Rádio Saara. Um bom veículo de comunicação, não tenho dúvida. À tarde, juntamente com o candidato a deputado federal Marcelo Sereno, terei uma reunião com os presidentes dos Sindicatos e Federação da OCB-RJ e Cescop-RJ.

Ainda à tarde desta terça-feira, farei um corpo a corpo com equipe e o candidato a deputado federal Haroldo Caser e Frei Carlos, no bairro do Grajaú. Fechando o dia, às 20h, reunião com eleitores e o candidato a deputado federal Carlos Augusto da Cidade, no Restaurante Dom Lucas, na Lapa

publicado por André Lazaroni em 21.9.10 |



segunda-feira, setembro 20, 2010


Em meus dois mandatos de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro também trabalhei e ainda tenho trabalhado em favor do interior. Sempre tive na lembrança que essa era uma de minhas mais urgentes obrigações como parlamentar. Sei que moradores dos nossos 92 municípios têm na lembrança a minha presença na vida das comunidades, seja através de projetos de lei, audiências públicas, vistorias ou inspeções. Um município querido é Paty do Alferes.

Sempre que posso volto lá, para rever amigos, abraçar cidadãs e cidadãos. Visitei o comércio e fui a um salão de barbeiro, abraçar o profissional do corte e o freguês da hora. Agora, tenho ouvido e registrado mais reivindicações. Como sou um parlamentar de firme atuação na Alerj, todos têm a certeza de que tudo farei para o atendimento de seus pleitos. O interior do estado Rio quer se beneficiar com as grandes obras feitas em parceria com o governo federal, em especial com o PAC das Comunidades. Já conversei sobre isso com o governador.

publicado por André Lazaroni em 20.9.10 |



domingo, setembro 19, 2010


Alô, Rocinha! Alô, amizades! Alô, gente boa da comunidade! Desde a manhã deste domingo estou aí com vocês, ao lado de outro de nossos candidatos a senador, o companheiro Lindberg Farias. Estamos fazendo corpo a corpo a feira livre da Rocinha. Nosso ponto de encontro: comitê do Emoções, no Nosso Shopping.

Das 13 às15h, estarei em Itaipuaçu. Marcada reunião com a Ediléia e 200 eleitores. É a apresentação da minha candidatura. Vamos lá! Em seguida, sem perder tempo vou, com muito entusiasmo, à reunião com Jô da Farmácia e eleitores, na Rua Narcisa Amália, em Imbariê, Duque de Caxias.

Quase no fim da tarde, irei à festa de aniversário do Dr.Leonardo Marques, no Condomínio Aquarella, Península, Barra da Tijuca. Muitos amigos presentes! Outro compromisso muito prazeroso neste domingo, 19 de janeiro: aniversário de Débora, com mais de 300 amigos, na Casa do Canal, Largo da Barra.

publicado por André Lazaroni em 19.9.10 |



sábado, setembro 18, 2010



Hoje, vou ter que me desdobrar para cumprir os compromissos de campanha. Mas como não sou dois, serei representado em alguns eventos pela professora Dalva Lazaroni e companheiros de jornada. Vamos lá. Às 9h, uma das equipes vai representando André Lazaroni 15.555 – deputado estadual – em visita à Comunidade Novo Lar, no Recreio.

Às 11h, minha mãe, Dalva Lazaroni, estará na festa de formatura da Escola de Música de Queimados. Local: Rua da Feira. Às 14h, mais uma missão da professora Dalva Lazaroni: levar nossas propostas de campanha ao encontro com profissionais da Cultura de Duque de Caxias, no Parque Lafaiete.

Depois do almoço estarei viajando para Macaé, até as 18h, onde farei uma carreata e comício com o candidato a deputado federal Adrian Mussi. Das 15 às 17h, outra de minhas equipes estará na Ilha do Governador, para carreata com a candidata a deputada federal Solange Almeida. Vamos em frente, minhas amigas e meus amigos! A vitória é certa e está bem próxima!

Estou mostrando, juntamente com este texto, registros fotográficos do meu encontro com o companheiro Sérgio Zveiter, candidato a deputado federal, no Terminal Rodoviário de Niterói. Fizemos lá um excelente comício.

publicado por André Lazaroni em 18.9.10 |



sexta-feira, setembro 17, 2010


Tenho o orgulho e a satisfação de dizer que os meus eleitores são pessoas esclarecidas e muito exigentes na defesa que fazem do próprio voto. Por isso, quando me apresento como candidato à reeleição para deputado estadual, com o número 15.555, pelo PMDB, ouço sempre uma série de perguntas. A principal delas: candidato, o que você propõe a fazer se for reeleito? Como tenho respondido e dito sempre, julgo ter uma extensa lista de compromissos a cumprir em favor de cariocas e fluminenses.

Essas minhas obrigações se estendem pelos 92 municípios do estado do Rio. Mais uma vez vou pautar minha atuação na fiscalização da área ambiental e na defesa do desenvolvimento sustentável, na proteção dos animais silvestres, das águas dos rios e nascentes, na fiscalização dos aterros sanitários e na exigência do fim dos lixões e da erradicação das valas a céu aberto e que combata as ocupações das encostas dos morros.

Ou seja, procurarei ser, como tenho sido graças a Deus, um deputado que esteja sempre atento ao bem-estar social e à melhoria da qualidade de vida dos cidadãos do nosso estado.

publicado por André Lazaroni em 17.9.10 |



quinta-feira, setembro 16, 2010


Companheiras, companheiros. Quero destinar dois dedos de prosa, como se dizia no interior de minhas avós e meus avôs, para falar das emoções que tenho sentido em minha caminhada na busca de um terceiro mandato de deputado estadual (15.555 PMDB Verde), nas eleições de 3 de outubro. O Rei Roberto Carlos, vivendo momentos como estes, não teria dúvidas em dizer, com seus belíssimos versos: são tantas emoções...

Pois é. Na terça-feira, na bela cidade serrana de Petrópolis, tive momentos de alegria e satisfação. Fui muito bem recepcionado por todos, nas ruas e em conversas com grupos de eleitores. Petrópolis é uma cidade que gosto muito. Seu povo, amável e hospitaleiro, é 10! Como me ensinou minha mãe, a professora Dalva, Petrópolis é um centro cosmopolita. Uma cidade universal. Abraços a todos de lá. Voltarei logo para outra visita.

publicado por André Lazaroni em 16.9.10 |



quarta-feira, setembro 15, 2010


O meu dia de campanha, nesta quarta-feira, começou cedo em visita à Cervejaria Itaipava, em Petrópolis, onde apresento e debato as minhas metas de um novo mandato de deputado estadual com os funcionários da empresa. A conversa democrática e esclarecedora vai até as 11h. Depois, faço corpo a corpo naquele município com o Alexandre do Detran.

Das 16h e até a noite, estarei na comunidade da Rocinha onde, graças a Deus, minha caminhada em busca de um terceiro mandato consecutivo à Alerj vai de vento em popa! Primeiro, vamos ter um contato direto com as eleitoras e os eleitores, a partir do Nosso Shopping. Em seguida, às 20h, terei uma reunião com os camelôs. Às 21h, com os comerciantes da grande e laboriosa comunidade.

publicado por André Lazaroni em 15.9.10 |



terça-feira, setembro 14, 2010



Minha ida a Campos dos Goytacazes, no norte do estado, para um corpo a corpo com eleitoras e eleitores, teve o maior sucesso. A recepção foi a melhor possível. Conversei, dialoguei, apertei centenas de mãos e recebi palavras de carinho. Todos disseram estar fechados com a campanha do 15.555 a deputado estadual.

Hoje, desde cedo, espero ter a mesma sorte em contato com a cidadania, no histórico bairro de Campo Grande, na Zona Oeste. Minha caminhada é com o companheiro Paulo Elias, candidato a deputado federal. Nosso ponto de encontro: comitê de Campo Grande, na Rua Barcelo Domingos, 81, na região central do bairro. Às 19h, vou me reunir com o Marquinho e o pessoal da Federação de Surfe, no Recreio.

Depois, às 20h, reunião com Nely Habib e amigos, para apresentação das candidaturas André Lazaroni e Pedro Paulo, na Rua Souza Lima, em Copacabana. Às 21h, outro compromisso, desta vez com 500 pessoas, que querem ouvir minhas propostas e as do Pedro Paulo, candidato a deputado federal. Vamos lá! Será no Barra Show, Terra Encantada, na Barra da Tijuca.

publicado por André Lazaroni em 14.9.10 |



segunda-feira, setembro 13, 2010


Nesta segunda-feira (13/9), mando um abraço afetuoso ao casal Ermínia e José Antônio, simpatizante da minha candidatura à reeleição, no bairro de Madureira. Eles estão casados há mais de 50 anos, numa união feliz cercada de filhos, netos e dois bisnetos. Num encontro comigo, em corpo a corpo, Ermínia e José Antônio quiseram saber como eu vejo a situação da cidadania da terceira idade. Lembrei a eles que em meus dois mandatos na Alerj legislei por seus direitos.

Lei de minha autoria, a 3.387, determina que as escolas públicas estaduais incluam no currículo matérias que valorizem todas as idades, principalmente os idosos. Na justificativa da lei, lembrei que eles são fundamentais na construção da vida em sociedade. Segundo o IBGE, a população da terceira idade brasileira se aproxima dos 22 milhões de seres. Em uma década, o número de idosos no Brasil cresceu 17%. Em 1991, ele correspondia a 7,3% da população.
Ermínia, José Antônio e eu concordamos com o IBGE: a importância dos idosos para o país não se resume à sua crescente participação no total da população. Milhões, hoje, são chefes de família e nessas famílias a renda média é superior àquelas chefiadas por adultos não-idosos. Segundo o Censo 2000, 62,4% dos idosos e 37,6% das idosas eram chefes de família, somando 8,9 milhões de pessoas. Além disso, 54,5% dos idosos chefes de família vivem com os seus filhos e os sustentam.

A terceira idade e seus direitos, reivindicações e reclamos são preocupações de sempre deste deputado estadual candidato à reeleição, pelo PMDB Verde, com o número 15.555. Essa luta continua!

publicado por André Lazaroni em 13.9.10 |



domingo, setembro 12, 2010


Vamos que vamos! Hoje, domingo dia 12/9, que promete muito com um Sol radiante, belo e generoso, minha campanha à reeleição a deputado estadual com o nº 15.555, PMDB Verde, começou bem cedo numa das grandes feiras livres de Duque de Caxias. Fico por lá, cumprimentando pessoas, conversando e dialogando em movimentado corpo a corpo até as 11h.

O ponto de largada da nossa caminhada cívica, coordenada pelo Guto, foi na Praça Roberto Silveira, no Bairro 25 de Agosto. Depois, às 13h, a agenda marca visita ao Bairro Capivari, com Niura, Viviane e Guto. Local: Rua Edimburgo, 13, Igreja da Restauração. Lá o Edmílson recepciona nossa equipe.

Às 15h, reunião para a apresentação da minha candidatura na Praça. Monteiro Lobato, 14, no Parque Lafaiete, também em Caxias. Por fim, às 19hh, terei a honra de ser recepcionado, juntamente com o candidato a deputado federal do Paulo Elias, em reunião para 200 pessoas. Todos querem ouvir as nossas propostas parlamentares. Será em Campo Grande. Até lá, amigas e amigos!

publicado por André Lazaroni em 12.9.10 |



sábado, setembro 11, 2010



Uma das minhas satisfações que se sucedem no decorrer dos dias: o contato direto com os eleitores jovens. Todos se mostram interlocutores exigentes, fazem muitas perguntas, querem conhecer minhas ideias e minhas propostas para um novo mandato. Muitos votarão pela primeira vez em 3 de outubro. Outros estão indecisos ou revelam decepção com os políticos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que as estatísticas do eleitorado brasileiro comprovam a importância do voto dos jovens no processo eleitoral.

Pela legislação, todo brasileiro com mais de 16 anos de idade têm direito ao voto e os maiores de 18 anos são obrigados a votar. Em outubro, quase 4 milhões de jovens de 16 anos e 17 anos poderão votar nas eleições pela primeira vez. Somando a essa estatística os jovens entre 18 e 20 anos e de 21 a 24 anos, o número salta para mais de 27 milhões de eleitores. Nas conversas, lembro sempre aos jovens que o processo político não se esgota com o voto na urna. Eles devem fiscalizar os mandatos dos eleitos para cobrar o cumprimento das promessas. Voltarei mais vezes a esse importante assunto: o voto dos jovens.

publicado por André Lazaroni em 11.9.10 |



sexta-feira, setembro 10, 2010


Desde as 7h de hoje – bem cedo! – faço um corpo a corpo com amigos e simpatizantes da minha campanha à reeleição para deputado estadual, com o número 15.555, em sinais de trânsito da Barra e no comércio da Avenida Olegário Maciel. E é da Barra da Tijuca que veio o questionamento de um eleitor, Maurício Lemos Assis, sobre um de meus projetos de lei em tramitação na Assembleia Legislativa.

É o que determina obrigações às empresas concessionárias de serviço público e as instituições financeiras, que devem fazer a emissão anual de certidões de quitação ou débito aos consumidores. O não cumprimento dessa minha lei, em vias de aprovação na Alerj, acarretará multa à empresa, que será convertida em crédito aos clientes.

Atualmente, todos os consumidores de serviços como luz ou telefone precisam guardar inúmeros recibos que comprovam a quitação de suas contas mensais, para se garantir contra os freqüentes enganos das concessionárias que negativam erroneamente o nome dos seus clientes por contestar o pagamento de seus débitos.

Além de melhorar o funcionamento da justiça, meu projeto de lei prevê a diminuição de cobranças indevidas aos consumidores, já que essa confirmação estará certificada pelas próprias prestadoras do serviço. Outra coisa importante: ele também facilitará para os clientes em débito, saber exatamente o valor de sua dívida, sem o demorado processo de perícia técnica.

publicado por André Lazaroni em 10.9.10 |



quinta-feira, setembro 09, 2010



Muitas pessoas me param nas ruas, durante o corpo a corpo diário que tenho feito, para pedir mais detalhes de uma grave denúncia que fiz no horário eleitoral do TRE, sobre a absurda pretensão do governo de São Paulo, de desviar o curso das águas do Rio Paraíba do Sul. Tenho dito, e reafirmo aqui, agora, que há vários meses me lancei na mobilização da sociedade civil e os poderes do Estado do Rio contra essa inadmissível proposta de transposição do Rio Paraíba do Sul, feita pelo governo paulista.

Eles lá alegam cumprir um decreto estadual, de nº 52.748/08, que determina que seja feito estudo para identificar novos mananciais que abastecerão a capital paulista nos próximos 30 anos. Dizem ser apenas uma pesquisa. Mas, não podemos nos manter parados aguardando que a decisão seja tomada. O governo de São Paulo quer a conclusão desse trabalho até o fim do ano. Presidi uma audiência pública na Alerj e todos foram unânimes em cerrar fileiras contra a pretensão.

O Rio Paraíba do Sul é vital para o dia a dia dos fluminenses. Diante da ameaça e da importância do rio, vou seguir fazendo audiências em todas as cidades do Vale do Paraíba fluminense a fim de conscientizar a população, numa ampla mobilização. Vou, também, ouvir representantes dos estados de São Paulo e de Minas Gerais. Cidades paulistas do Vale do Paraíba abastecidas pelo rio, e diversas de Minas, estão contra a aplicação do decreto 52.748/08. O presidente da Cedae, Wagner Victer, está solidário com a minha decisão e afirmou que esta é uma batalha de todos os fluminenses.

Wagner Victer disse, na audiência da Alerj, que o Rio Paraíba do Sul é nossa fonte de abastecimento de água. Ele perguntou: caso a transposição ocorra, de onde vamos captar água para suprir as necessidades de nossas cidades? O presidente do Inea, Luiz Firmino, lembrou que o manancial do rio abastece 53 municípios do estado e que aqui há um forte indício de racionalizações de água, caso não contemos com o Paraíba. Há pouco, alguns deputados de São Paulo também passaram a se mobilizar contra a posição do governo, alegando que a proposta prejudicaria municípios paulistas do Vale do Paraíba, do lado de lá. Vamos mais uma vez à luta em defesa do Rio der Janeiro!

publicado por André Lazaroni em 9.9.10 |



quarta-feira, setembro 08, 2010


Um de meus projetos de lei, nº 2875/2005, que a Assembleia Legislativa do Estado aprovou em regime de urgência, trata de um significativo desperdício de água, um desses que a gente às vezes não se dá conta de que ele ocorre com freqüência. Transformado em lei, ele determina que os estaleiros do Estado do Rio passem a reaproveitar e reutilizar a água nos serviços de reparos e manutenção em navios como lavagem de casco jateados com água. Os estaleiros devem fazer a adaptação necessária no prazo máximo de até dois anos depois da vigência da lei.

A fiscalização será feita pelo órgão estadual competente, no caso o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) O PL nº 2875/2005 determina que, caso haja descumprimento da lei, os estabelecimentos estão sujeitos a pagamento de multa diária no valor de 300 (trezentas) UFIRs. Na justificativa, afirmei que o reaproveitamento e reutilização são uma alternativa capaz de racionalizar o uso da água potável. Este subproduto é conhecido como água de reuso que é muito utilizada em países como os Estados Unidos, França, Alemanha, Japão e Coréia do Sul.

O reuso é a utilização da água por uma segunda ou mais vezes. Desenvolvida com sucesso para fins industriais e até mesmo agrícolas, a água de reuso não é potável, mas pode ser utilizada para outros fins, como por exemplo, na lavagem de ruas, cascos de navios, rega de jardins públicos, lavagem de filtros das próprias estações de tratamento e refrigeração de equipamentos em processos industriais.

A lei sugere que a adaptação dos estaleiros deve contar com um tanque de captação suficiente para armazenamento da água de chuva coletada pelas canaletas e calhas das edificações, ou a utilização da tecnologia de produção de água através de uma estação de tratamentos de água do mar, onde o efluente passará por um processo de filtragem e cloração gerando a água de reuso.

Um de meus projetos de lei, nº 2875/2005, que a Assembleia Legislativa do Estado aprovou em regime de urgência, trata de um significativo desperdício de água, um desses que a gente às vezes não se dá conta de que ele ocorre com freqüência. Transformado em lei, ele determina que os estaleiros do Estado do Rio passem a reaproveitar e reutilizar a água nos serviços de reparos e manutenção em navios como lavagem de casco jateados com água. Os estaleiros devem fazer a adaptação necessária no prazo máximo de até dois anos depois da vigência da lei.

A fiscalização será feita pelo órgão estadual competente, no caso o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) O PL nº 2875/2005 determina que, caso haja descumprimento da lei, os estabelecimentos estão sujeitos a pagamento de multa diária no valor de 300 (trezentas) UFIRs. Na justificativa, afirmei que o reaproveitamento e reutilização são uma alternativa capaz de racionalizar o uso da água potável. Este subproduto é conhecido como água de reuso que é muito utilizada em países como os Estados Unidos, França, Alemanha, Japão e Coréia do Sul.

O reuso é a utilização da água por uma segunda ou mais vezes. Desenvolvida com sucesso para fins industriais e até mesmo agrícolas, a água de reuso não é potável, mas pode ser utilizada para outros fins, como por exemplo, na lavagem de ruas, cascos de navios, rega de jardins públicos, lavagem de filtros das próprias estações de tratamento e refrigeração de equipamentos em processos industriais.

A lei sugere que a adaptação dos estaleiros deve contar com um tanque de captação suficiente para armazenamento da água de chuva coletada pelas canaletas e calhas das edificações, ou a utilização da tecnologia de produção de água através de uma estação de tratamentos de água do mar, onde o efluente passará por um processo de filtragem e cloração gerando a água de reuso.

publicado por André Lazaroni em 8.9.10 |



terça-feira, setembro 07, 2010


.Projeto de lei de minha autoria, em tramitação nas comissões da Assembleia Legislativa, determina nova obrigação a ser cumprida pelas administrações dos nossos estádios. Trata-se do PL nº. 994/07 que diz em seu artigo 1º que deverá ser colocado à disposição dos torcedores pessoal suficiente e necessário, no setor de bilheteria, para que o atendimento seja efetivado no prazo máximo de 20 minutos.

Na justificativa, afirmo ser inadmissível que o torcedor que comparece ao estádio, seja para assistir uma partida de futebol, ou qualquer outra modalidade esportiva, tenha que esperar por até cinco horas nas filas para a compra de ingressos.

É o que temos visto costumeiramente nos dias de jogos. Os responsáveis não atendem os reclamos gerais. Norma similar foi estabelecida em relação às instituições bancárias no Estado do Rio de Janeiro, com êxito, diminuindo em muito o tempo de espera para atendimento nas filas.

O projeto de lei, como se vê, visa trazer muito mais do que conforto: exige respeito àqueles que queiram comparecer aos estádios. O Art. 2º expressa que o controle de atendimento de que trata a lei será feito pelo torcedor, através de emissão de senhas numéricas emitidas pela administração do estádio.

Nas senhas deverão constar a numeração, nome do estádio, data e horário de chegada do torcedor e rubrica do funcionário atendente. Parágrafo único: o atendimento preferencial e exclusivo das bilheterias aos maiores de 65 anos, gestantes, pessoas portadoras de deficiência física e pessoas com crianças de colo também será feito com senha numérica e oferta de, no mínimo, 15 assentos ergometricamente corretos.

O PL nº. 994/07, que espero ser aprovado proximamente pelo plenário da Alerj, estabelece ainda que o não cumprimento do disposto na lei sujeitará o infrator a sanções, como multas de 200 UFIR's, não prejudicando outras ações cíveis ou penais.

publicado por André Lazaroni em 7.9.10 |



segunda-feira, setembro 06, 2010


Ontem, domingo (5/9), o tempo mudou, ventou forte e a temperatura caiu. Mas a minha campanha à reeleição a deputado estadual, em dobradinha com o companheiro Pedro Paulo, candidato a deputado federal, continuou subindo no apoio dos eleitores. Foi o mesmo clima de empolgação que aconteceu dias antes, em Santa Cruz, onde fiz corpo a corpo. Tive uma ótima recepção por parte da cidadania.

Em Ipanema, ontem, um eleitor, o seu Diniz, revelou o voto em 3 de outubro: deputado estadual – André Lazaroni. Deputado federal – Pedro Paulo. Senadores – Leonardo Picciani Lindberg. Governador – Sérgio Cabral. Presidente – Dilma. Hoje, segunda-feira , volto às ruas para pedir voto aos eleitores.

Às 20h, na Rua das Rosas, em Vila Valqueire, eu e Pedro Paulo iremos a uma reunião com mais de 200 pessoas, para a apresentação das nossas candidaturas. Amanhã (7/9), farei um giro por diversas cidades, a começar por Teresópolis, das 9h às 12h. Depois, às16h, estarei em Nova Friburgo com Marquinho da Saúde. Às 17h, ainda no município, encontro com Adriano Pequeno e amigos. Às 18h, meu compromisso será em Bom Jardim. Às 21h, em Cachoeiras de Macacu.

publicado por André Lazaroni em 6.9.10 |



domingo, setembro 05, 2010


Prezado senhor Henrique Alves Martins, eleitor residente em Niterói. Dou resposta à sua respeitosa carta data do dia 2 de setembro passado. Reafirmo o que tenho dito e publicado: é através do PMDB Verde que eu, como parlamentar, luto para realizar um movimento pela vida. Mudei de partido, justamente para ampliar a luta ambientalista.

Expresso ainda, mais uma vez, minhas razões para ingressar no grande partido. No PMDB de Ulysses Guimarães tenho o mesmo sonho do início de minha militância política em favor da vida na Terra, com todos os seus seres. O sonho de que um dia nossas escolas ensinarão a nossas crianças noções básicas de direito e cidadania, para que elas aprendam como se defender das ameaças e injustiças de toda sorte.

Assim elas crescerão e se tornarão pessoas cientes de tudo aquilo que uma sociedade democrática e socialmente mais justa tem obrigação de lhes proporcionar e garantir.

Muito obrigado, senhor Henrique Alves Martins pelas críticas bem fundamentadas, pela promessa do voto em 3 de outubro no número 15.555 a deputado estadual, e pelas sugestões de anteprojetos de lei. O senhor é um exemplo de cidadão! Um bom dia!

publicado por André Lazaroni em 5.9.10 |



sábado, setembro 04, 2010




Sou um defensor da Amazônia Azul, como deputado estadual, há mais de cinco anos. Ainda em meu primeiro mandato presidi uma audiência pública, na Alerj, defendendo essa grande causa da nossa Marinha e, como não poderia deixar de ser, da sociedade brasileira como um todo. Ontem, para minha satisfação, encontrei, num corpo a corpo, uma pessoa que também é defensora entusiástica da Amazônia Azul. Trata-se do seu Lázaro Orlandini Viana, “um velho marinheiro”, como ele mesmo se classificou.

Seu Viana pediu mais informações sobre essa nova parte do território nacional. Lembrei que o Brasil reivindica, junto à Comissão de Limites da Plataforma Continental da Organização das Nações Unidas (CLPC), o reconhecimento internacional para aumentar a dimensão do nosso mar territorial em mais 238 mil km², área equivalente ao tamanho do estado do Ceará. Em 2007, a CLPC havia confirmado a soberania brasileira entre 712 mil km² e 950 mil km² (superiores às áreas de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná juntas).

Assim, em breve teremos um Brasil com quase 13 milhões de km². Como é esta nova Amazônia? É um território submerso de milhões de quilômetros quadrados, repleto de riquezas biológicas e minerais, que vai da fronteira com a Guiana Francesa até o Rio Grande do Norte e do Espírito Santo ao Rio Grande do Sul. Desde 2004 o Brasil, principalmente com a ação permanente da Marinha, defende a soberania sobre a Amazônia Azul, argumentando que a plataforma continental é o prolongamento natural da massa terrestre de um estado costeiro como o Brasil.

A defesa da Amazônia Azul se torna cada vez mais atual, pois além da importância econômica, ambiental, científica e de defesa para o país, há, agora uma notícia intranqüilizadora: a ação da IV Frota da Marinha dos Estados Unidos, depois de 58 anos de inatividade. Posicionada na Flórida, essa parte da Armada americana fará o patrulhamento da América do Sul, América Central e Caribe, tanto pelo Oceano Atlântico quanto pelo Pacífico, o que pode ser visto como ato intimidante.

E por que surge a cobiça sobre o nosso mar territorial? Há uma continuada descoberta de petróleo na costa brasileira, o que exigirá uma nova delimitação da plataforma continental no campo da indústria do petróleo, antes restrita a 200 milhas. Ademais, como lembrou o contra-almirante José Eduardo Borges de Souza, um dos conferencistas na audiência da Alerj, levantamento superficial na Amazônia Azul descobriu duas áreas a 400 metros de profundidade com hidratos de gás em volume 150 vezes superior ao das bacias terrestres brasileiras.

Os campos recém-descobertos são apenas parte de nova província petrolífera em toda a camada de pré-sal, com 800 km de extensão e 200 km de largura, que vai do Espírito Santo a Santa Catarina. Com ela, poderemos superar a marca de 100 bilhões de barris em reservas de petróleo, abrindo um capítulo novo na história dos combustíveis fósseis. Temos que defender o que é nosso, não é mesmo, seu Viana? Um grande abraço!

publicado por André Lazaroni em 4.9.10 |



sexta-feira, setembro 03, 2010

publicado por André Lazaroni em 3.9.10 |




Hoje, sexta-feira, estarei mais uma vez em campanha, em corpo a corpo com os eleitores que tem feito demonstrações diárias de apoio à campanha do 15.555, a deputado estadual. Nas ruas, e em reuniões, estou sempre muito bem acompanhado: cariocas e fluminenses.

Ontem, tomei de café da manhã com amigos que me apoiam no Vidigal. Lá, o professor Toco me apresentou aos seus alunos que garantiram voto no 15555! Esporte é qualidade de vida! É isso, amigos! Sempre tenho afirmado que o esporte, juntamente com o lazer, é direito fundamental de todos, especialmente de jovens e crianças.

publicado por André Lazaroni em 3.9.10 |



quinta-feira, setembro 02, 2010


Na Alerj sou conhecido como um deputado estadual campeão de audiências públicas. Realmente eu prezo muito essa arma do Parlamento posta à disposição da cidadania. As audiências públicas feitas pela Assembleia Legislativa têm ajudado a solucionar problemas graves, apontar soluções e caminhos e defender comunidades inteiras, quando não proteger até mesmo cidades livrando-as de graves aflições. Posso apontar alguns desses exemplos, todos envolvendo o meu mandato e a Comissão de Defesa do Meio Ambiente (CDMA).

Um deles, é a ameaça de as águas do Rio Paraíba do Sul serem transpostas, mudarem de caminho, se esgotarem. Foi uma pretensão do governo de São Paulo, que rechaçamos de imediato! Outras audiências de importância geral foram as referentes à proteção e defesa dos animais, à denúncia do lançamento de gases tóxicos pela Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), à Elevatória e Estação de Tratamento de Esgoto de São Conrado e ao aterro Jardim Gramacho, em Duque de Caxias. A luta vai continuar com o apoio dos eleitores à campanha pelo voto no número 15.555.

publicado por André Lazaroni em 2.9.10 |



quarta-feira, setembro 01, 2010


Um grupo de pessoas da Zona Sul do Rio de janeiro – seu Amaro, seu Felício, dona Marta e os jovens Nelson e Paulo Martins Olinda – me abordou, ontem, em plena rua, para conversar de forma interessada sobre as minhas propostas eleitorais, como candidato à reeleição à Alerj, com o número 15.555. Todos falaram da importância da minha luta pelo meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, bem como minha proposta de se ter uma moratória no crescimento da Barra da Tijuca, para a adoção de melhorias nos serviços de infraestrutura.

Seu Amaro e Dona Marta puxaram a conversa para um ponto que até me surpreendeu: a implantação do Programa Luz Social em todo o estado do Rio de Janeiro. Eles conhecem bem uma indicação legislativa que apresentei na Assembleia, solicitando essa grande melhoria social. Disse a eles o seguinte: “graças à economia conseguida com o Luz Social, grande parte da população terá mais dinheiro para a compra de alimentos, remédios, roupas, calçados e material escolar para os filhos, além de poder gastar mais em condução.” Todos concordaram.

publicado por André Lazaroni em 1.9.10 |




Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger