quarta-feira, abril 29, 2009

O morro Dona Marta é pioneiro em um novo projeto criado por professores de uma universidade do Rio de Janeiro para tornar a casa das pessoas mais agradáveis o ano todo. O chamado “Telhado Verde” é tipo de jardim feito na laje que usa uma manta impermeabilizante e o tipo de vegetação dispensa manutenção constante. O jardim de telhado funciona como isolante térmico que ajuda a diminuir a temperatura interna do ambiente no verão e equilibra o termômetro no inverno. Consequentemente o projeto irá reduzir o consumo de energia gasto com ar condicionado, ventiladores e aquecedores. Além de ser uma idéia ecológica, o ecotelhado também age como um filtro, retendo as impurezas do ar. As plantas fazem a manutenção do gás carbônico e, segundo pesquisas, a poeira do ar deverá se reduzida em 75%. O meio ambiente e todos nós merecemos medidas como estas: criativas, econômicas, e saudáveis.

publicado por Unknown em 29.4.09 |



segunda-feira, abril 20, 2009

A técnica, originalmente desenvolvida pelo agricultor e microbiólogo Japonês, Masanobu Fukuoka. Ela consiste em um coquetel de sementes armazenado numa bola de barro, usado para reflorestar grandes áreas de forma fácil e divertida. Nos últimos 30 anos, Fukuoka utilizou sua criação para reflorestar zonas com tendência a desertificação. Na Tailândia, nas Filipinas, na Índia e em alguns países africanos transformou pequenas regiões desertificadas em áreas verdes. Também iniciou um projeto de reflorestamento na Grécia. Em 1998, recebeu o Prêmio Magsaysay (Prêmio Nóbel da Paz no Extremo Oriente) por sua contribuição para o bem da humanidade. Como criar suas Seed Balls Proporções 01 porção de múltiplas sementes secas;03 porções de adubo orgânico (fertilizante natural a base de vegetais);05 porções de argila (terra) vermelha ou marrom ;( evite argila cinzenta geralmente usadas para confecção de tijolos, telhas)01 a 02 porções de água. Mistura Junte todos os componentes secos e misture-os bem. A seguir adicione a água, faça uma massa e modele as esferas. Secagem e armazenamento Coloque as esferas (bolinhas) em cima de papel (papelão) e deixe-as na sombra para secar, elas podem ficar armazenadas por semanas ou para uso imediato após secagem. Dispersão As esferas de sementes podem ser distribuídas, espalhadas naturalmente na superfície do terreno escolhido (a distância de uma esfera da outra varia de acordo com o tamanho das futuras plantas, quanto maior as plantas maior a distância).Então... fácil, divertido e ECOLÓGICO!Vamos botar "mãos à OBRA"?

publicado por Unknown em 20.4.09 |



sexta-feira, abril 17, 2009

No início do ano, fiz uma proposta a Secretaria do Meio Ambiente para que os morros da cidade do Rio de Janeiro fossem monitorados via satélite. Esta medida serve para conter o crescimento desordenado das favelas e preservar a área verde da cidade. E não falo só de favela. Tem muita construção de bacana que invade a cota permitida. Ë preciso ter tolerância zero para isso. Recentemente, muitos jornais têm publicado matérias falando sobre a construção de muros para conter as favelas no Rio. A segurança é um aspecto bastante relevante para a implantação deste projeto tão polêmico. Mas o que muita gente não sabe é que, nos anos 80, José Allencar, prefeito da cidade do Rio, construiu muros na comunidade da favela no Morro da Chacrinha do Morro Alto, em Jacarepaguá. Os moradores locais aprovaram a medida, dizendo trazer mais segurança para os próprios moradores. A minha grande preocupação é com o verde, por vários motivos. O primeiro é que o tipo de vegetação que cresce no morro serve para evitar erosões e futuros desmoronamentos, o segundo é que a natureza faz uma renovação do ar e, melhorando o clima na cidade.

publicado por Unknown em 17.4.09 |




Sobre este Blog
Blog do Deputado Estadual. Opine, vamos fazer o meio ambiente ser preservado
 
 
Últimos Posts
Arquivos
 
Amazônia Azul

faça o download do PDF



Powered by Blogger